top of page

CAMERATA FLORIANÓPOLIS FAZ TRIBUTO À MPB EM CURITIBANOS E CAPINZAL NO FINAL DO MÊS



A Camerata Florianópolis, dando prosseguimento a sua missão de levar música de qualidade a todas as regiões de Santa Catarina, estará no final do mês no Centro e Meio-Oeste do Estado, apresentando o “Tributo à Música Popular Brasileira”. Com regência do maestro Jeferson Della Rocca e arranjos especiais para orquestra de cordas de Alberto Heller, o espetáculo será no dia 23 em Curitibanos e no dia seguinte, em Capinzal – ambos gratuitos e com início às 20h.

A apresentação conta com o patrocínio da Claro e Tirol, via Lei Federal de Incentivo à Cultura, com realização do Ministério da Cultura e Governo Federal, e apoio local das prefeituras municipais. Em Curitibanos, será no Núcleo Municipal Teresa Lemos Preto. Em Capinzal, no Centro Educacional Professor Celso Farina. A produção é de Maria Elita Pereira.


UMA DAS MAIS RICAS DO MUNDO

Formado por músicas que marcaram época, o programa traz grandes nomes da nossa música popular brasileira, desde clássicos como Villa Lobos, Ernesto Nazareth, Ary Barroso, Waldir Azevedo, Zequinha de Abreu e Pixinguinha, até Raul Seixas, Chico Buarque, Roberto Carlos, Belchior, Renato Teixeira, Tom Jobim e Milton Nascimento.

O projeto tem quase a mesma idade da Camerata Florianópolis, que em 2024 completará 30 anos. Devido ao sucesso em suas primeiras apresentações, “Tributo à MPB” teve um CD gravado no ano 2000. Presença constante ano a ano na agenda da orquestra, o espetáculo foi escolhido em 2022 para a comemoração dos 96 anos da Ponte Hercílio Luz, em Florianópolis.

Fundador da Camerata, Jeferson Della Rocca explica como surgiu o “Tributo à MPB”.

- Onde termina a música erudita e começa a música popular? Que combinação de elementos faz com que uma música receba a denominação “clássica” ou “popular”? Talvez mais importante que tentar responder a essa pergunta seja vivenciar a música sem tais limitações conceituais, pesquisando as riquíssimas possibilidades que se abrem em um encontro dessas duas correntes. Principalmente em se tratando da música popular brasileira, uma das mais ricas e bem elaboradas do mundo. Foi com este intuito que a Camerata Florianópolis decidiu prestar uma homenagem à MPB. "Todo artista deve ir aonde o povo está." Todo músico se identifica com esta frase de Milton Nascimento, contida na música “Nos Bailes da Vida”. A vida é arte e a arte deve se pôr a serviço da vida. Talvez seja essa a principal lição que a música popular possa dar à música erudita.


PROGRAMA

A Banda

CHICO BUARQUE

Odeon

E. NAZARETH / U. MANGIONE

Romaria

RENATO TEIXEIRA

Música Suave

ROBERTO CARLOS

Carinhoso

PIXINGUINHA / BRAGUINHA

Aquarela do Brasil

ARY BARROSO

Trenzinho Caipira

HEITOR VILLA-LOBOS

Como nossos Pais

BELCHIOR

João e Maria

CHICO BUARQUE

Ovelha Negra

RITA LEE

Luiza

TOM JOBIM

Maluco Beleza

RAUL SEIXAS

Tico-Tico no Fubá

ZEQUINHA DE ABREU

Nos Bailes da Vida / Maria Maria

MILTON NASCIMENTO /

FERNANDO BRANT

Brasileirinho

WALDIR AZEVEDO


SERVIÇO

O QUÊ? Camerata Florianópolis apresenta “Tributo à Música Popular Brasileira”

ONDE? Curitibanos e Capinzal

QUANDO? 23 e 24 de fevereiro de 2023, às 20h

VALOR? Gratuito

Bình luận


Últimas notícias
Arquivo
bottom of page